Eficiência Energética em Prédios de Salas de Aula Naturalmente Ventilados Licitados pelas IFES no Sul do Brasil
Eficiência Energética em Prédios de
Salas de Aula Naturalmente Ventilados Licitados pelas IFES no Sul do Brasil
Resumo
As legislações
específicas que regem o processo de licitação de obras públicas trazem uma
série de recomendações para o gestor público. Dentre estas recomendações, há
orientações para que as contratações públicas considerem os aspectos de
sustentabilidade e eficiência energética durante a elaboração de projetos de
edificações, nas especificações para compras de equipamentos, e na seleção da
proposta mais vantajosa dentre os participantes de um certame. Evidencia-se,
portanto, uma preocupação da Administração Pública em mitigar o desperdício de
energia de prédios públicos governamentais. Mais recentemente, somou-se ao
conjunto de legislações a Instrução Normativa 02/2014, do Ministério do
Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, que determina que os projetos de edificações
e de retrofits de edificações
públicas federais, com mais de quinhentos metros quadrados de área, devem ser
desenvolvidos buscando a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia de Projeto
nível A, de acordo com a metodologia dos Requisitos Técnicos de Qualidade para
o Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e
Públicos (RTQ-C). O objetivo geral desta pesquisa, portanto, é verificar o
nível de eficiência de prédios de salas de aula licitados por Instituições
Federais de Ensino Superior (IFES) atendem à determinação da IN 02/2014 e, em
caso negativo, quais intervenções são necessárias para que os projetos atinjam
o nível A de eficiência energética. Foram analisados dez prédios licitados por
quatro diferentes IFES do Rio Grande do Sul, todos naturalmente ventilados. A
metodologia do trabalho compreende as seguintes etapas: revisão de literatura
sobre as legislações de obras públicas no Brasil e avaliação de eficiência
energética em edificações públicas; obtenção dos editais de licitação através
do portal de compras governamentais; caracterização das licitações e dos
projetos; verificação do nível de eficiência de cada projeto, analisando o
percentual de horas ocupadas em conforto (POC) utilizando a metodologia de
simulação do RTQ-C, e analisando o sistema de iluminação pelo método
prescritivo utilizando o método das áreas; e o cálculo da bonificação através
da economia comprovada no consumo de água. Os resultados demonstram que, embora
as licitações analisadas ainda não tivessem solicitado a etiquetagem dos
projetos, 60% destes conseguiram alcançar o nível mais alto de eficiência
energética, atendendo à Instrução Normativa. O trabalho também avaliou que, nos
projetos estudados, quando as condições da envoltória são adequadas, pequenas
intervenções como substituição das lâmpadas tubulares fluorescentes por
lâmpadas LED equivalentes e bacias sanitárias econômicas são suficientes para
que os projetos atinjam o nível A de eficiência.
Palavras-chave: simulação
de eficiência energética, RTQ-C, obras públicas.
Energy Efficiency in Naturally Ventilated Classroom Buildings Bid by IFES in South Brazil
Abstract
The specific regulations that act on the bidding process of public
buildings have several recommendations to the public manager. Among these
recommendations, there are orientations for government contracts that must
consider sustainability and energy efficiency throughout the drafting of
building designs, in the instructions for the purchase of new equipment, and
also the choosing of the most profitable offer from a bidder within a bidding.
Therefore, it is tangible the concern from the Public Administration in
mitigating energy misuse in public government buildings. Recently, the
Normative Instruction 02/2014, of the Ministry of Planning, Development and
Management, was added to the array of those regulations, which establishes that
public government buildings designs and retrofits within more than five hundred
square meters, must be drafted having the National Label of Design Energy
Conservation grade A as a goal, according to the methodology of the Technical
Standards for the Quality of Commercial, Services and Public Buildings (RTQ-C).
The main objective of this research is, ergo, to verify if the energy
efficiency level in classroom buildings, which were bidden by Federal
Institutions of Higher Learning (IFES, in Portuguese), meet the resolutions of
the NI 02/2014 and, if not, which modifications are required so the buildings
are able to meet the requirements for the grade A label of energy efficiency.
Ten different buildings, which were bidden by four different IFES in Rio Grande
do Sul, were analyzed, all of them naturally ventilated. The methodology of
this study fathoms the following steps: literature review concerning the
regulations in public buildings in Brazil and assessment of the energy
efficiency in public buildings; procurement of the bidding notices via Portal de Compras Governamentais;
characterization of the biddings and the designs; verification of the
efficiency grade of each design through analysis of the percentage of occupied
hours in thermal comfort (POC) and
through the application of the RTQ-C
methodology of simulation and analysis of the illumination system via the
prescriptive method utilizing the building area method; and the estimation of
the bonus granted by the confirmed
economy in water expenditure. The results show that, even though the analyzed
biddings had not yet requested the design labeling, 60% of them were able to
meet the highest grade of energy efficiency, complying with the Normative
Instruction. This study also ascertained that given that the envelope
conditions are adequate, small modification such as exchanging the current
fluorescent light tubes for equivalent LED lights and dual flush toilets are
enough for the designs to reach the grade A label in efficiency.
Keywords: simulation of energy efficiency, RTQ-C, public
buildings.
Comentários
Postar um comentário